quinta-feira, março 29, 2007

Manifesto pela vida

A população do Oeste do Pará, através de empresas e entidades representativas, apresenta o seguinte manifesto pela vida:
O Hospital Regional do Oeste do Pará, antigo sonho e necessidade da população, foi inaugurado pelo Governo do Estado em dezembro do ano passado e deveria contribuir com o atendimento de casos de saúde de média e alta complexidade, como por exemplo o diagnóstico e tratamento de câncer.
O Hospital Regional tem ambulatórios, enfermarias com 128 leitos, moderna UTI, berçário patológico, aparelhos de tomografia de crânio, de ressonância magnética, de endoscopia e de ultra-som, que custaram aos cofres públicos mais de 80 milhões de reais.
Como explicar que essa grande estrutura CONTINUA INATIVA, sem atender um só paciente, após três meses de sua inauguração!
Como aceitar ver um gigante adormecido como o Hospital Regional, sem dar atendimento à população, enquanto o Hospital Municipal de Santarém abriga pacientes pelos seus corredores, dando seus últimos suspiros?
Isso é uma afronta à população!
Mais de 12 mil currículos de profissionais foram analisados, e o quadro funcional sequer foi concluído e o pessoal ainda nem foi treinado.
Como admitir, que ao mesmo tempo em que morre uma criança por falta de UTI infantil no hospital Municipal, um respirador moderno comece a ser destruído por fungos pela falta de uso, no Hospital Regional?
Quantas vidas humanas ainda serão necessárias para sensibilizar nossas autoridades do início dos trabalhos deste moderno hospital, já que grande parte de sua estrutura física encontra-se montada e pronta para funcionar?
Não podemos aceitar que interesses diferentes ao atendimento das populações carentes, que por décadas sofrem com a falta de tratamentos mais complexos, continuem sendo motivo para a insensibilidade do poder público em solucionar tal problema.
Acreditando em um compromisso maior que une a todos, independentemente de crenças, condições sociais ou convicções políticas, CONVOCAMOS toda a população a se juntar numa só voz pelo funcionamento do Hospital Regional do Oeste do Pará que é, antes de tudo, uma esperança de vida para todos.
Que as autoridades se sensibilizem com as urgentes necessidades da população e coloquem o Hospital Regional do Oeste do Pará para funcionar.

Santarém, 28 de março de 2007.

Empresas e entidades que assinam o manifesto:

Sindicato dos Médicos do Estado do Pará - Del. de Santarém.
Conselho Municipal de Saúde de Santarém.
Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará - Del. Regional de Santarém.
União de Entidades Comunitárias de Santarém - UNECOS.
Associação Comercial e Empresarial de Santarém.
Sindicato Lojista de Santarém - SINDILOJAS.
Câmara dos Diretores Lojistas de Santarém - CDL.
Conselho da Mulher Empresária.
Conselho dos Jovens Empresários - CONJOVE.
Sistema Tapajós de Comunicação.
Rádio e TV Ponta Negra.
Sistema Guarany de Comunicação.
Rádio Rural de Santarém.
Rádio e TV Santarém.
Amazônia Rádio e TV.
TV Vida.

Nenhum comentário: