quarta-feira, dezembro 20, 2006

Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro Fecha Acordo


Acordo foi fechado, mas a luta continua!

Chegamos ao final das negociações com o Sindicato Patronal para o estabelecimento da nossa Convenção Coletiva de Trabalho 2006/2007, assinada no dia 12 último.
Nos próximos dias, começaremos a encaminhar ofícios convidando algumas empresas para conversar sobre os problemas específicos de seus trabalhadores, buscando um acordo particularizado sobre estas questões, fora do âmbito da Convenção Coletiva.
Sabemos que o Acordo fechado não foi, nem de longe, o que desejávamos; muito menos, o que merecíamos. Mas foi o melhor que conseguimos no momento. A categoria entendeu assim, ao indicar a aceitação da contraproposta dos empresários.
Consideramos que houve avanço na cláusula do Salário Normativo, com o reajuste de 5% e a supressão da quinta faixa, que existia na Convenção anterior para as cidades com menos de 100.000 habitantes.
Foi avanço modesto, mas foi um avanço. Não houve retrocesso em relação ao último Acordo, e isto se deve à firme reação da categoria ao rejeitar, de modo veemente, a primeira contraproposta apresentada pelo patronato.
A participação dos radialistas aumentou nas assembléias realizadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, o que consideramos também um ponto bastante positivo desta Campanha

Sindicato forte é categoria vitoriosa

Outro avanço importante conquistado nesta nova Convenção foi a aprovação da cláusula 44ª, que institui a Contribuição para Fortalecimento Sindical. Diversas categorias há muito já adotaram esse tipo de contribuição e, não por acaso, são as que têm hoje maior poder de fogo nas negociações com as empresas.
Como o próprio nome define, trata-se de uma contribuição voluntária do trabalhador (pois há o direito de oposição), descontada em favor do Sindicato dos Radialistas, para que a entidade se aparelhe melhor para defender os interesses da classe. Essa contribuição equivale a 3% do salário base, dividida em três parcelas de 1% cada, nos meses de janeiro, fevereiro e abril de 2007.
Esses recursos são necessários para que o Sindicato possa melhor ouvir e atender às demandas da nossa categoria. Quanto mais companheiros contribuírem, melhor serão os resultados das nossas lutas, pois estaremos mais preparados para fazer frente à notória oposição dos patrões a uma melhoria significativa nas condições salariais e de qualidade de vida dos trabalhadores.

Conheça o novo Acordo
A íntegra da Convenção já está no site do Sindicato (www.sinradrj.org.br) e foi enviada para todas as empresas, para que os pagamentos sejam efetuados ainda neste mês de dezembro.

Fonte:http://www.sinradrj.org.br/

Nenhum comentário: