terça-feira, dezembro 05, 2006

A importância da voz para os Radialistas

A importância da voz e da comunicação humana é inquestionável para qualquer ser humano, em especial para os profissionais da voz, seja para o seu desempenho profissional, quanto para seu relacionamento social.
Dentro dessa categoria de profissionais encontramos os radialistas, profissionais que dependem única e exclusivamente da voz para transmitir suas mensagens aos ouvintes.
No rádio a voz torna-se o único canal de comunicação entre o radialista e seu ouvinte, nas transmissões das mensagens.
A voz do radialista é o resultado de uma elaboração vocal que é treinada através de ajustes vocais específicos.
A partir daí, pode-se imaginar a importância que a voz tem para vocês? O radialista necessita de um uso vocal compatível com as diferentes situações de comunicação às quais é exposto, devendo moldar e reestruturar a sua voz de acordo com o público alvo e o que é solicitado pelas emissoras, sem perder simpatia e credibilidade nas transmissões das mensagens.
Para que o radialista consiga esse uso vocal adequado é necessário ter boa flexibilidade vocal. Difícil? Não! É necessário apenas treino!
O uso inadequado da voz pode manifestar-se por diversos sinais e sintomas, associados ou não.
Veja algum desses sintomas: rouquidão, cansaço vocal, esforço durante a fala, falha de voz, voz fraca, falta ou dificuldade em projetar a voz, dificuldade em mudar os registros vocais, incoordenação da respiração com a fala, perda do ritmo da locução.
Se você apresenta algum desses sintomas ou qualquer outra dificuldade vocal que lhe impeça de realizar seu trabalho, você deve procurar um profissional habilitado: o fonoaudiólogo ou o médico otorrinolaringologista.
Essa conduta vai permitir que você tenha maior resistência e melhor flexibilidade vocal, fatores importantes para o uso saudável da voz profissional.
O trabalho de treinamento vocal realizado pelo fonoaudiólogo oferece a você radialista, condições de saber os recursos vocais de que dispõe e usar de forma correta as técnicas vocais específicas, de acordo com as situações de comunicação, garantindo a adequada interpretação da mensagem.
Extraído do site do Sindicato dos Radialistas de São Paulo.

Nenhum comentário: