quarta-feira, maio 16, 2007

Competência em Vendas


O que é ser competente? É uma questão polêmica ligada diretamente ao conhecimento, habilidade e atitude de todos nós. Ser competente é o bastante ou é preciso ser ainda mais que isso. Vamos voltar no tempo, quando nossos pais nos diziam que era preciso se ter uma faculdade para conseguir um bom emprego e hoje ter um MBA já não garante mais nada. O mundo dos negócios está em constante movimento e superação contínua é uma máxima para competir e se diferenciar. Competente vem de competitivo, afinal é preciso ter competência para competir com sucesso.

Em Vendas, isso se vê nos produtos e serviços que cada dia sofre mais com a igualdade de preço e qualidade, pois é preciso agregar valor para competir. Um profissional que atua em vendas já não pode ser ou ter a competência básica de atender clientes, é preciso encantar clientes e torná-los fãs, mas é o vendedor que faz a diferença nesta competição acirrada, afinal no mundo moderno, todos somos vendedores e precisamos conquistar mercados para nossas empresas crescerem, não é mesmo. Por isso, quero que faça uma análise de suas próprias incompetências em vendas, mesmo que não seja vendedor de profissão:

Você vende um produto igual ao do seu concorrente por um preço maior? Se tem dificuldade é por que não percebeu seu próprio valor e especialmente, insiste na guerra de preços que o cliente adora criar quando não tem nada mais para negociar.Mais uma pergunta: Por que você é um vendedor? Muitos podem ter pensado: "mas eu não sou vendedor"... E se enganam! A todo o momento estamos vendendo e negociando, é uma tendência do século XXI que todas pessoas numa empresa participem da cadeia de vendas, pois o diferencial maior está no relacionamento e na maneira como o cliente se satisfaz e não na qualidade ou no preço. Se você é do departamento financeiro ou de estoque, é um vendedor, pois o cliente depende de você também para ser bem atendido e se encantar com sua empresa.

Por fim: O que você poderia melhorar para se tornar um grande vendedor, mesmo que seja de idéias? Atualmente é preciso estudar muito para vender, pois preparação é a palavra de ordem para o sucesso em vendas. Muita gente nunca fez um curso de vendas, sequer considera esta arte como conhecimento e habilidade essencial nos negócios. Mas é aí que devemos rever nossos conceitos, procurando perceber que não deve ser a empresa a única responsável por te treinar. Autodesenvolvimento é essencial para quem é da profissão. O líder ou a sua equipe deve procurar melhores estratégias diárias para prospectar negócios e quem participa da cadeia de vendas também, a fim de provocar um sensível aumento de qualidade para o cliente de sua empresa. 03 coisas são fundamentais para ser um VENDEDOR competente:

• Perceber o valor de sua empresa, produto, serviço e o seu valor no negócio;

• Assumir que se é um vendedor, em algum momento ou contexto, e que é preciso entender desta arte para crescer na empresa e nos negócios;

• Ter paixão pelos negócios da empresa e buscar seu próprio desenvolvimento constantemente. Isto denota que tem paixão pelo que faz e pelo cliente de sua empresa, que á unidade de lucro mais importante em qualquer negócio.

Conheço muitos negócios e empresas, mas aquelas que se destacam em seus mercados estão em busca de profissionais que tenham basicamente atitudes empreendedoras e que tomem a empresa como sua logo saiba que o cliente da empresa é seu também. Sejam logo conscientes disso e vendam sua imagem, seus produtos e serviços com extrema paixão e qualidade.


Marcelo Ortega
www.marceloortega.com

Nenhum comentário: