quinta-feira, maio 10, 2007

ABSURDO!!

Reportagem sobre Octavio Frias ( Dono da Folha de S. Paulo) causa demissão de editor do Meio&Mensagem.
SÃO PAULO – O jornalista Costábile Nicoletta, editor-chefe do jornal Meio&Mensagem, especializado em mídia e propaganda, foi demitido nesta segunda-feira (7) após a publicação de uma reportagem sobre a história do publisher da Folha de S. Paulo, Octavio Frias de Oliveira, morto no último dia 29.
O texto, assinado pelo jornalista free-lancer Edgar Olimpio de Souza, relata acusações conhecidas de que Frias colaborou com a Ditadura Militar, seja cedendo à pressão do regime e demitindo jornalistas, seja fornecendo veículos para a Operação Bandeirantes (Oban) – o que o jornal nega até hoje, como informa a própria reportagem.
Em solidariedade a Nicoletta, a redação do M&M divulgou nota pública em que considera "arbitrária e repugnante" a demissão, e decidiu fazer uma greve de 24 horas nesta terça-feira (8). "Nicoletta cometeu o erro de fazer jornalismo", diz a nota. O temor dos jornalistas é que tenha havido pressão da direção da Folha pela demissão de Nicoletta. O jornal da família Frias é, ao lado do Estadão e do jornal O Globo, um dos anunciantes do M&M, além de manter uma parceria para a realização do Prêmio Folha.
Segundo Nicoletta, a diretora de redação do M&M, Regina Augusta, alegou que o material "não era apropriado para um veículo trade, segmentado", e o demitiu. "Eu tentei argumentar que o fato de ser veículo do trade não queria dizer que nós devêssemos só publicar matérias favoráveis ao trade, muito menos aos anunciantes. Não era isso o que ela achava", disse o jornalista. Carta Maior tentou ouvir Regina Augusta, mas o pedido de entrevista não foi atendido.
"Não tenho elementos que comprovem que houve uma pressão da Folha e prefiro acreditar que não tenha ocorrido, porque seria tão ridículo quanto a minha demissão", disse Nicoletta. A Carta Maior solicitou entrevista à direção da Folha de S. Paulo, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. Nesta quarta (9), haverá uma reunião entre os jornalistas do M&M e a direção do jornal para tentar solucionar o impasse.

Marcel Gomes e Maurício Reimberg - Carta Maior

Nenhum comentário: