segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Trabalhador vai poder transferir conta-salário para o banco de sua preferência

Uma boa notícia e de interesse dos trabalhadores vai entrar em vigor a partir do dia 2 de abril. Eles poderão transferir seu rendimento mensal ao banco de sua preferência, livrando-se do atual atrelamento a que se vêem forçados, que os leva a receber seus salários exclusivamente no banco determinado pela empresa na qual trabalham. Esta transferência não lhe acarretará nenhum custo adicional.
Esta medida foi aprovada no ano passado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deveria ter entrado em vigor já neste janeiro de 2007. No entanto, um prazo maior foi dado às instituições bancárias para que se fizessem as adaptações necessárias.
A partir de abril, o trabalhador não só vai poder escolher o banco, como também ficará isento de pagar CPMF e outras tarifas que atualmente pagaria no caso de transferência entre bancos. O governo acredita que esse movimento poderá ajudar a baixar a taxa de juros cobrada pelos bancos para empréstimos.
Pelas regras atuais, a conta-salário é uma prerrogativa do banco, que oferece vantagens às empresa. Mas, como afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em recente entrevista à Radiobras, "queremos que os bancos corram atrás do cidadão, e não que o cidadão fique pedindo favores para o banco. Queremos que isso seja invertido".
Fonte: Fitert

Nenhum comentário: