sábado, janeiro 27, 2007

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA


Nesta sexta feira dia 02 de fevereiro tem Assembléia Geral Ordinária para tratar dos seguintes assuntos:

- Prestação de contas do segundo semestre de 2006.
- Informações sobre seguro de vida do Banco do Brasil.
- Apresentação do Projeto da semana de comunicação a ser realizado pelo Sindicato e o IESPES( participação do Diretor da empresa junior do IESPES)
- Troféu Imprensa 2006.
- Oque ocorrer.


A Assembléia começa as 19:30 horas em primeira convocação e as 20:00 horas em segunda convocação.

Todos os Radialistas estão convidados.

A sede do Sindicato fica na travessa Dom Amando 1080, entre as Av: Borges Leal e Marechal Rondon ( em frente ao IPASEP).

Reunião de Diretoria

Nesta terça feira dia 30 às 19:30 horas na sede do Sindicato estarei realizando a primeira reunião de diretoria do Sindicato dos Radialistas de Santarém, pra tratar dos seguintes assuntos:
- Prestação de contas do segundo semestre de 2006.
- Informações sobre seguro de vida do Banco do Brasil.
- Apresentação do Projeto da semana de comunicação a ser realizado pelo Sindicato e o IESPES.
- Troféu Imprensa 2006.
- Oque ocorrer.
Conto com a presença de todos os Diretores.
- Daleuson Menezes
- Waldenilson dos Anjos.
- Joelma Viana
- Socorro Carvalho
- Mario Avis
- Carlos Karsten
- Gilberto Sousa
- Armando Carvalho
- Tomaz Imbiriba
- Minael Andrade
- Afonso Arinos
- Lucivaldo Martins

quinta-feira, janeiro 25, 2007

O perigo do ar condicionado sem manutenção

Atenção Radialistas que trabalham em local fechado com Ar Condicionado.

O sistema de ar condicionado central utilizado em diversos ambientes coletivos pode causar diversas doenças transmissíveis pelo ar, caso sua tubulação não seja limpa periodicamente. A advertência é do especialista em vigilância sanitária, Dr. Rui Dammenhain. "As paredes dos tubos parecem cavernas com alta concentração de ácaros, bactérias, fungos e transmissores de doenças".
Mesmo os aparelhos individuais instalados em apartamentos,casas, e até mesmo em automóveis precisam passar por processos de limpeza e trocas de filtros.
A falta destes cuidados pode acarretar o aparecimento de conjuntivites, problemas respiratórios como bronquite , e uma série de outras reações alérgicas."Todas os estabelecimentos que utilizam o sistema de ar condicionado central devem possuir o Plano de Manutenção Operacional e Controle (PMOC), exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)", explica o especialista.
Outro fator importante é a escolha correta da empresa que fará a manutenção, como também os produtos utilizados, "tanto a empresa como os produtos utilizados devem estar registrados na Anvisa", comenta Dammenhain, que também é diretor do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária.

Fonte: Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária - INBRAVISA

quarta-feira, janeiro 24, 2007

PORCARIA

Um fazendeiro comprou vários porcos e porcas, queria começar uma criação deles na fazenda e fazer presunto, bacon, etc.
Depois de várias semanas, notando que nenhuma das porcas emprenharia, ligou para o veterinário pedindo ajuda.
O veterinário disse ao fazendeiro que ele teria que fazer uma INSEMINAÇÃOARTIFICIAL.
O fazendeiro não tinha a menor idéia do que era aquilo, mas não querendo demonstrar a ignorância, concordou e perguntou ao veterinário como saber quando as porcas estariam prenhas.
O veterinário disse que elas parariam de ficar andando e iriam mergulhar na lama o dia todo.
O fazendeiro desligou, começou a pensar e chegou a conclusão que Inseminação Artificial significava que ele mesmo teria que emprenhar as porcas.
Então ele colocou as porcas na kombi e foi para o meio do mato e transou com cada uma delas. Voltou para a fazenda e foi para a cama.
Na manhã seguinte, ele foi ver as porcas e elas continuavam andando pra lá e pra cá, ele concluiu que teria que fazer tudo de novo.
Colocou as porcas na kombi e foi para o meio do mato, transou com cada uma duas vezes para garantir, voltou para a fazenda e foi para a cama.
Na manhã seguinte, ele foi ver as porcas e elas continuavam andando pra lá a para cá.
Bem, teria que fazertudo de novo......
Colocou as porcas na kombi e foi para o meio do mato.
Passou o dia, transando com cada uma delas várias vezes, voltou para a fazenda e, esgotado, foi para a cama.
Na manhã seguinte ele nem conseguia abrir os olhos, muito menos levantar para olhar as porcas. Ele pediu à mulher para dar uma olhada e ver se as porcas estavam na lama.
"Não", ela disse, "elas estão todas na kombi e uma delas não para de buzinar"....

FITERT responde à equivocada nota da FENAJ

A FITERT e toda a categoria dos radialistas que tem acompanhado as discussões sobre a regulamentação profissional foram surpreendidos com as atitudes da FENAJ. Esta Federação publicou em seu site uma nota informando que as federações haviam chegado a um acordo, causando constrangimento para a comissão e para os sindicatos filiados à FITERT.
Houve um equivoco por parte da comissão dos jornalistas ao anunciar tal feito, pois nenhuma consulta foi efetuada à comissão dos radialistas que entende que o acordo ainda não foi fechado e que, inclusive, solicitou um pedido de recesso para uma discussão mais detalhada do texto.
Ao longo das negociações foram feitas alterações possíveis e razoáveis que seriam discutidas com a FITERT. Justificativas foram apresentadas ao presidente da FENAJ, Sérgio Murilo, apresentando o porquê das mudanças e este disse que sua comissão não via problemas em concordar, mas que, a palavra final viria de suas bases nos estados filiados, e posteriormente apresentariam uma resposta. Atitude louvável e condizente com as instâncias que as entidades representam.
Por outro lado, ficou claro que passada a proposta da comissão dos radialistas dentro da FENAJ, uma discussão final dentro da FITERT seria realizada e só depois então se bateria o martelo para fechar o acordo.
A precipitação por parte da FENAJ em declarar que já existe um acordo fechado não procede. As negociações têm avançado, é verdade, mas o texto final ainda não condiz com os ideais dos radialistas.
Cabe agora aos jornalistas retificar sua nota para não causar uma falsa impressão para a categoria que representam e também para tranqüilizar os sindicatos dos radialistas filiados a FITERT, pois ficou uma falsa imagem de que a comissão dos radialistas indicada para estas negociações omitiu informação e, de forma antidemocrática e sem respeito as suas instâncias, fechou acordo sem consultar as suas bases.
Direção Executiva da Fitert.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Decisões do TST fortalecem jornalistas e radialistas

Duas recentes decisões do Tribunal Superior do Trabalho fortalecem as lutas empreendidas por jornalistas e radialistas. Em uma ação, a Justiça condenou a RBS TV a enquadrar o repórter cinematográfico Clóvis Santa Catarina como jornalista. Em outra, a União Brasileira de Educação e Assistência - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi condenada a enquadrar um trabalhador como radialista e a lhe pagar horas extras. E ainda, em MG, um juiz determinou a prisão de um falso jornalista que não tinha diploma.

Repórter cinematográfico é jornalista.

No primeiro caso, a decisão do TST fortalece a jurisprudência para situações equivalentes, muito praticadas por empresas de comunicação. Quando atuava na RBS TV Santa Rosa (RS), Clóvis era enquadrado como operador de câmera e recebia salário inferior ao de um jornalista. Após perder ação no Tribunal Regional do Trabalho/RS, a RBS recorreu ao TST, alegando que ele exercia funções de operador de câmera e operador de câmera de unidade portátil externa.
Mas a primeira turma do TST referendou a compreensão do TRT/RS: "O fotógrafo sai com a pauta junto com o repórter e, enquanto o repórter investiga os dados necessários para a matéria, o fotógrafo registra as cenas, e nem por isso é rebaixado da condição de jornalista para 'operador de câmera fotográfica". Além de condenada a pagar diferenças salariais desde junho de 1998, a RBS terá que pagar ao repórter cinematográfico o equivalente a 11 horas extras por dia.
Empregado da PUC é enquadrado como radialista.
Já na tese adotada pela sexta turma do TST, mesmo que a empresa para a qual trabalha não tenha os serviços de radiodifusão como atividade principal, o empregado deve ser enquandrado como radialista se as funções que exercer forem características de tal profissão. A decisão corrobora outra sentença do TRT/RS, baseada no artigo 3º da Lei nº 6.615/78, que regulamenta a profissão de radialista: "considera-se empresa de radiodifusão, para os efeitos desta Lei, aquela que explora serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão)".
Como ficou evidenciado, na PUC havia produção de vídeos veiculados tanto em rede interna quanto em canal externo e a instituição de ensino superior participa de um consórcio de sete universidades para exibição de programas culturais. Além da constatação de que o trabalhador exercia jornada superior a seis horas – e que, portanto, tinha direito a horas extras -, a instituição foi condenada a pagar um adicional de 40% ao trabalhador que, além de operador de vídeo, acumulava a função de diretor de imagens.
Falso jornalista recebe ordem de prisão em MG.
No dia 14 de dezembro, o juiz Richard Fernando Silva deu ordem de prisão ao repórter Silvério Netto durante uma entrevista na cidade Pará de Minas (MG). Netto fazia uma reportagem para o site BR Supernews, da rádio comunitária Total FM, sobre a prestação de contas do Tribunal de Pequenas Causas quando foi questionado pelo magistrado sobre a sua formação em jornalismo. Como não tinha diploma, recebeu voz de prisão e, após prestar depoimento, foi liberado. Nova audiência para julgamento do caso está marcada para o dia 26 de fevereiro.
Com informações da Assessoria do TST, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares e de Patricia Campello

Regulamentação de Jornalistas

Após cinco rodadas de negociações, representantes da FENAJ e da Federação Interestadual de Trabalhadores em Empresas de Rádio e TV (Fitert) chegaram a um texto de acordo sobre a regulamentação profissional dos Jornalistas.
A Executiva da FENAJ reúne-se nesta sexta-feira (19/01), em São Paulo, para discutir e aprovar o texto completo da regulamentação.
Dirigentes da CUT estão solicitando audiência com o ministro do Trabalho, no final de janeiro, para apresentar proposta de nova regulamentação dos jornalistas.
Com a mediação da CUT, representantes da FENAJ negociavam desde novembro uma formulação em comum a ser apresentada ao Grupo de Trabalho criado pelo MTb para buscar uma alternativa após o veto do governo ao PLS 079/04, que atualizava a legislação que regulamenta a profissão de jornalista.
Entre as funções conflitantes nas regulamentações de jornalistas e radialistas estão as de locutor-entrevistador (repórter), produtor executivo (produtor jornalístico), operador de câmara portátil externa (repórter cinematográfico) e locutor comentarista esportivo (comentarista).
Para o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, o processo de negociações foi longo e pesado, mas o resultado bastante razoável. "Este acordo não é a solução final para os conflitos de atribuições, mas fundamentalmente possibilitou a construção de uma nova relação entre as duas entidades, que deve ter seqüência", disse.
Veja, a seguir, as novas funções a serem incluídas na regulamentação dos jornalistas:
1 - Assessor de imprensa: aquele que presta serviço de assessoria ou consultoria técnica na área de jornalismo a pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, encarregando-se da preparação (apuração e redação) e divulgações de informações jornalísticas destinadas aos veículos de comunicação, bem como do fornecimento de dados e informações específicas solicitadas pelos veículos de comunicação.
2 - Editor responsável: aquele que é responsável pelo conteúdo jornalístico veiculado em jornais, revistas, periódicos de qualquer natureza, telejornais, radiojornais, agências de notícias e portais de internet e outros veículos de comunicação.
3 - Editor: aquele que é responsável por planejar e coordenar a edição de conteúdos jornalísticos para divulgação em qualquer meio de comunicação (veículos impressos, rádio, televisão, Internet e outros).
3.1 – Nas atividades de áudio e vídeo o jornalista editor é responsável pela marcação, orientação e correção do material a ser editado.
4 - Subeditor: aquele que auxilia o editor em seu trabalho e eventualmente o substitui.
5 – Coordenador de pauta ou Pauteiro: aquele que seleciona fontes, agenda entrevistas, faz apuração inicial dos fatos, elabora pautas e textos jornalísticos de apoio à confecção de notícias, reportagens e/ou outro material de cunho exclusivamente jornalístico.
6 - Professor de conteúdos jornalísticos: aquele que leciona as disciplinas de jornalismo de caráter profissionalizante, em curso de nível superior, de natureza técnica ou teórica.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

A 1ª DE 2007...

CERVEJA x PERERECA
A cerveja está sempre molhadinha.
Perereca precisa de estímulos para ficar molhadinha.
Cerveja 1 x 0 Perereca
Cerveja quente é horrível.
Perereca quente é maravilhoso.
Cerveja 1 x 1 Perereca
Se você ficar com um cabelinho na boca ao beber cerveja, fica com nojo.
Já se for de uma Perereca...
Cerveja 1 x 2 Perereca
Cerveja é uma bebida fermentada, que leva fungos no preparo e tem um gosto bom.
Uma Perereca fermentada e com fungos é, simplesmente, nojenta.
Cerveja 2 x 2 Perereca
6 cervejas numa noitada te deixam alegre.
6 Pererecas numa noite te deixam realizado.
Cerveja 2 x 3 Perereca
É normal e aceitável beber cerveja na arquibancada do Maracanã..
Você se tornará uma lenda, se comer uma Perereca na arquibancada doMaracanã.
Cerveja 2 x 4 Perereca
Se um policial sentir bafo de cerveja, você vai pro bafômetro e pode ser multado.
Se ele sentir bafo de Perereca, vai te dar parabéns e bater palmas.
Cerveja 2 x 5 Perereca
Quanto maior a cerveja, melhor.
Quanto maior a Perereca, pior.
Cerveja 3 x 5 Perereca
Abrir uma cerveja pode ser prazeroso.
Mas abrir uma Perereca é muuuuito mais prazeroso.
Cerveja 3 x 6 Perereca
Há ICMS sobre a cerveja.
Não há ICMS sobre a Perereca.
Cerveja 3 x 7 Perereca
Não importa a situação, pela cerveja você sempre paga.
Pela Perereca, nem sempre.
Cerveja 3 x 8 Perereca
Você pode beber a cerveja, virar as costas e ir embora sem ressentimentos.
Se você comer a Perereca, virar e for embora, você é um canalha.
Cerveja 4 x 8 Perereca
Cerveja demais pode fazer você passar muito mal.
Perereca demais... Perereca demais? Isso não existe! Perereca nunca é demais!
Cerveja 4 x 9 Perereca
Na manhã que se segue a uma noitada bebendo cerveja, você não quer nem ouvir falar em cerveja.
Na manhã que segue a uma noitada comendo Perereca, você quer maisSSSS.
Cerveja 4 x 10 Perereca
Fica claro que Perereca é bem melhor que cerveja.
Finalizando: Os homens que preferem cerveja são boiolas.
Sem esquecer que, na Perereca, você nunca encontrará a inscrição:
"APRECIE COM MODERAÇÃO"!!!